Loja Online VS Loja Física

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Loja Online

Nos dias de hoje os comerciantes encontram-se numa situação difícil, pois estamos perante uma crise global, onde todos somos afetados.

É um facto que o comercio electrónico aumentou em Portugal, segundo um artigo do Dinheiro Vivo, houve um aumento de 17% em 2018 face ao ano antecessor, apesar de que esse aumento foi maioritariamente de compras realizadas em Sites internacionais.

Ainda da mesma fonte, outro artigo, demonstra que pelo facto dos consumidores nacionais estarem confinados em suas casas, começaram a realizar mais compras online, principalmente em produtos de supermercado.

Ou seja, é importante os comerciantes nacionais investirem em Lojas Online e aproveitar esta nova tendência para poderem aumentar as suas vendas e dar a conhecer os seus produtos/serviços.

É portanto importante pensar em números e no que é possível poupar ao migrar-mos para uma loja 100% digital. Saber quais as vantagens e desvantagens em adquirir uma loja online e quais os custos associados.

 

Qual a mais barata em adquirir e manter?

Quando falamos em lojas todos nós sabemos que existem custos associados para ter e manter. Mas será que todos sabem quais os valores a suportar para cada uma delas?

Loja Física

5 Principais custos de uma Loja Física

  1. Custo do espaço, que pode ir desde centenas até vários milhares de euros.
  2. Ordenado dos empregados, quantos mais funcionários tiver mais serão os gastos.
  3. Custo dos materiais da Loja, ou seja, no caso de ser um restaurante terá o custo das cadeiras, meses, balcão, etc.
  4. Custo da manutenção desses mesmos materiais.
  5. Custo energético, em água, eletricidade, gás, dependendo do seu negócio e daquilo que necessita para o mesmo.

 

4 Principais custos de uma Loja Online

  1. Registo de um domínio para a sua Loja Online ( Ex: https://www.danielmourapereira.pt ), que poderá implicar um pagamento anual médio de 15 euros, dependendo do domínio desejado ( .pt, .com, .org, etc ).
  2. Alojar o seu domínio num serviço de hospedagem por um valor de 10€ mensais, consoante a empresa contratada.
  3. Contratação de um profissional em Desenvolvimento de WebSites e/ou em Ecommerce ( Desenvolvimento de Lojas Online ) para o seu desenvolvimento. Poderá conter custos de manutenção.
  4. Dependendo do sector do seu negócio, volume de vendas, entre outros factores, poderá existir a necessidade de contratar profissionais para dar suporte a essas necessidades. Exemplo: Contratar empregados para o empacotamento dos seus produtos, caso venda produtos físicos; Contratar pessoal para criação e gestão das suas redes sociais e outros canais de publicidade; etc.

 

Com isto podemos concluir que uma Loja Online é mais barata tanto em adquirir, bem como manter, mas será que o custo é o único factor benéfico de uma Loja Online? Vamos saber.

Outras vantagens em adquirir uma Loja Online

Vantagens/Desvantagens Loja Online

✅  Mais atrativa e personalizável que uma Loja Física;

✅  Possibilidade de visitar e comprar 24h por dia, ao contrario da loja física que tem um horário restrito e mais reduzido;

✅  O cliente compra através do conforto da sua casa, visto que não existe a necessidade de se deslocar até à loja.

✅  A loja online chega a todas as pessoas sem limites de fronteiras.

✅  Maior leque de opções em termos de pagamento.

✅  Possibilidade de ter uma gama ilimitada de produtos à venda, não estando reduzido ao espaço da sua loja física.

 

Possíveis desvantagens em adquirir uma Loja Online

❌  Impessoal, o cliente não está presente fisicamente.

❌  Impossibilidade em experimentar o produto ou manusea-lo.

❌  Dificuldade em efetuar a troca no próprio dia e de forma presencial.

❌  O cliente não recebe o produto no momento do pagamento, dependendo dos casos e das lojas o produto pode ser entregue após 24h ou posterior.

❌  Custo associado a portes de entrega, dependendo do local ou do total a pagar.

 

Ainda têm dúvidas?

Hoje em dia a internet está mais rápida, mais segura e mais fácil de interagir, todas as grandes empresas tem uma presença online muito forte e a maioria das publicidades são online, gerando um grande fluxo de trafego e aumento das vendas.

Se ainda não têm uma Loja Online está a perder a possibilidade de aumentar as suas receitas e de adquirir novos clientes, não perca tempo, pois os dias de hoje exigem uma presença digital, os consumidores estão a mudar os seus hábitos de compra e para isso você tem que mudar os seus hábitos de venda.

 

Fique com algumas curiosidades sobre Lojas Online

Existem inúmeras lojas online conceituadas e que vendem bastante no mercado internacional, muitas delas já deve ter ouvido falar e outras tantas já deve ser um cliente assíduo. Vou aqui mostrar-lhe alguns das empresas mais soantes deste mercado e falar um pouco sobre o que eles vendem.

 

As 3 Principais e melhores loja do mercado online

Amazon

A Amazon foi fundada em 1994 por Jeff Bezos, tendo um forte crescimento ao longo dos anos, chegando ao topo do comercio digital.

Ela é uma empresa multinacional norte-americana com sede em Seattle , que para além do seu foco no Ecommerce, existem outras áreas em que a empresa se insere, como por exemplo a computação em nuvem, inteligência artificial e o Streamming.

Atualmente a empresa comercializa vários produtos, desde brinquedos, tecnologia, peças de vestuário, etc.

 

Amazon WebSite

 

Alibaba

A empresa Alibaba detém 63% de todo o comércio eletrónico, e é responsável pelo fornecimento de produtos fabricados na China tendo se tornado a competidora direta da Amazon.

Fundada em 1999 por Jack Ma, com sede em Hangzhou, cujos negócios são voltados para a internet, baseados em Ecommerce que incluem sites de vendas por atacado e pagamentos electrónicos.

A empresa apresenta como missão facilitar a realização de negócios em qualquer lugar.

Alibaba WebSite

Otto

A Otto é uma empresa Ecommerce que vende uma gama de produtos variada, desde artigos de desporto, moda, eletrodomésticos até produtos tecnológicos.

Fundada em 1995, a Otto gera mais de 80% das suas receitas através do seu portal, sendo que o resto do seu negócio provêm  de emprego temporário em território europeu e dos serviços de analise de dados, marketing, pagamento e logística.

 

Otto WebSite

 

Têm uma empresa ou uma loja física?

Se tiver uma empresa ou uma loja e não têm um WebSite ou Loja Online, está na altura de dar esse passo, como já abordei anteriormente, neste caso concreto para lojas online, ao adquirir têm a oportunidade de aumentar as suas vendas e dar a conhecer o seu negócio, tanto a nível nacional, bem como a um nível internacional.

Se estiver a começar agora o seu negócio e se for o caso, uma loja 100% online é uma excelente opção, pois, desta forma, não precisa de um investimento tão grande.

 

Está no lugar certo!

Pode adquirir um Website ou uma loja online para a sua empresa de acordo com as suas necessidades e orçamento disponível. Basta preencher o formulário de pedido de orçamento e aguardar por uma resposta da minha parte.

Pode também contratar serviços de manutenção para os mesmos e desta forma manter a performance e segurança desejada.

Caso necessite contratar um serviço de Web Marketing e desta forma dar a conhecer ainda mais o seu negócio e elevar o numero de vendas, pode sempre colocar essa opção ao preencher o formulário de pedido de orçamento.

Pode encontrar projetos realizados por mim na área de portfólio, projetos esses elaborados para dar a possibilidade de os clientes perceberem que tipos de WebSite existem e quais podem ir de encontro com as suas necessidades. Em cada página de cada trabalho por mim realizado encontram-se alguns videos, de forma a poder demonstrar as funcionalidades do WebSite e desta forma os clientes podem ter uma percepção mais alargada do mesmo. Se o cliente quiser, pode também, requisitar o link do(s) WebSite(s) para poder ter a experiência de navegar entre as páginas de cada WebSite por mim criadas.

 

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