Desenvolvimento de Sites em WordPress

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que é o WordPress?

 

WordpressO desenvolvimento de sites em WordPress é sem dúvida a melhor escolha para a sua empresa ou negócio.

O WordPress é o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) mais utilizado no mundo com uma participação de 61% de todo este mercado.

É um sistema flexível e totalmente gratuito, livre e de código aberto, baseado na linguagem PHP com base de dados MySQL, podendo criar qualquer tipo de Site, seja ele um E-Commerce, um website empresarial ou algo mais à sua medida.

Com o WordPress consegue desenvolver sites profissionais e elegantes, com total liberdade de criar o que quiser e como quiser. As vantagens são bastantes, tais como a personalização de todo o design do seu site, torná-lo visível nos motores de pesquisa como é o caso do Google e acessível em todas as telas desde smartphones e tablet’s. Irá garantir também o aumento do desempenho do seu site, tornando-o mais rápido do que nunca ao mesmo tempo que permite gerir todo o seu conteúdo facilmente e aumentar a sua segurança, transformando o seu site numa autentica fortaleza. Tudo isto através de poderosos plugins que vão poder ajuda-lo a expandir todas estas funcionalidades e ajustá-las às suas necessidades.

Para tudo isto funcionar do seu agrado e poder alcançar o sucesso, por de trás de todo este pano, existem centenas de milhares de programadores em todo o mundo a criar conteúdo para facilitar o seu trabalho.

Todos estes plugins que fazem deste software uma poderosa máquina de desenvolver sites, são na sua grande maioria, desenvolvidos por empresas direcionadas apenas para esse mesmo efeito, algumas cobram planos mensais ou anuais, ou dão-lhe a possibilidade de adquirir o plugin de forma vitalícia.

Resumindo, o WordPress dá a possibilidade aos seus utilizadores de criar sites de forma mais fácil sem precisar de ter muitos conhecimentos em linguagens de programação, de uma forma elegante e de fácil utilização, com a adição de plugins criados por entidades que trabalham constantemente para o seu bom funcionamento e segurança com variadas finalidades, podendo alguns deles serem pagos, apesar de encontrar uma gama de plugins úteis totalmente ou parcialmente gratuitos.

Como Utilizar o WordPress?

 

Este sistema está disponível para download de forma completamente gratuita e pode instalá-lo diretamente no seu computador e utilizá-lo num servidor local, desta forma apenas poderá servir para fazer testes e aprender, caso ainda seja um utilizador iniciante.

Se quiser desenvolver um site para estar disponível online terá que comprar um domínio á sua escolha e contratar um serviço de hospedagem para que ele possa funcionar e estar acessível a todas as pessoas que navegam na internet.

A construção do seu site é realizada diretamente na plataforma WordPress, onde irá poder fazer a gestão e desenvolvimento de todos os seu conteúdos, desde a adição e edição de artigos, páginas web, média, menus, moderar comentários, edição de todo o design, gerir níveis de permissão de acesso da plataforma e muito mais.

Caso seja um programador ou tenha alguns conhecimento de linguagens de programação para web, pode com toda a certeza desenvolver conteúdo diretamente no WordPress através de plugins ou diretamente no site da empresa de hospedagem que contratou.

 

Quais as vantagens de utilizar o WordPress?

 

  1. É simples e intuitivo
  2. Fácil de instalar
  3. Expansível, oferece a possibilidade de instalar plugins
  4. Possibilidade de usar uma estrutura e design de terceiros
  5. Disponível em dispositivos móveis
  6. É um open source, qualquer pessoa pode editar e aprimorar
  7. Atualizações constantes da plataforma e de plugins
  8. Publicação de conteúdo
  9. Integração com outras médias
  10. Possibilidades infinitas de criação de qualquer tipo de websites
  11. Suporte técnico, quer seja da própria plataforma ou de plugins adquiridos
  12. Uso de temas base para facilitar a construção do seu website

 

Como surgiu o WordPress?

 

Tudo começou em 2001 com a interrupção de um projeto chamado B2 Cafelog, uma plataforma que servia para o desenvolvimento de Blogs, que finalmente em 2003 terminou e daí iniciou-se o WordPress, fundado por Matt Mullenweg e Mike Little, já numa versão 0.7 e posteriormente em 2004 a versão 1.0.

Nessa ultima versão forem desenvolvidos recursos bastante úteis até aos dias de hoje, como é o caso da instalação simples e rápida, bem como a moderação de comentários e criação de URLs amigáveis.

Pouco tempo depois surgiu uma nova atualização com outros recursos ainda mais valiosos e indispensáveis nos dias de hoje, como é o caso da adição de plugins e suporte técnico.

Em 2005 foram adicionadas as funcionalidades de temas e páginas estáticas, dando a oportunidade de desenvolver websites como os que vemos nos dias de hoje.

Foi a partir desse ano que o WordPress teve um grande destaque no mercado e que permitiu a oportunidade a programadores e designers de gerar uma fonte de rendimento, através do seu trabalho com temas personalizados.

Versão 2.0 do WordPress

 

Em Dezembro desse mesmo ano foi lançada a versão 2.0 da plataforma, trazendo a possibilidade de fazer upload de imagens, revisões de processos administrativos e aumento da velocidade de todo os sistema.

No total foram introduzidas 9 atualizações da versão 2.0, entre elas estão:

    • Corretores de ortografia;
    • Lixo para eliminação de conteúdo;
    • Salvaguarda automática de conteúdo;
    • Inserção de tags;
    • Suporte para Widgets;
    • Directório de temas e plugins;
    • Personalização de design;
    • Entre outras.

Entre 2007 e 2008 o WordPress sofreu ataques ao seu sistema, deixando a sua plataforma vulnerável e prejudicando a sua segurança, na sua versão 2.1.1.

Rapidamente foi lançada uma nova versão para corrigir todos esses problemas, até que em 2011 o pior voltou a acontecer, sendo que desta vez o ataque foi diretamente em 3 plugins populares: W3 Total Cache, AddThis e WPtouch.

Todos os utilizadores que tinham instalado esses 3 plugins tiveram que alterar as suas senhas de acesso, pois corriam grandes riscos. Felizmente o WordPress agiu rápida e eficazmente na correção dos seus erros e até a data de hoje nunca mais houve problemas dessa dimensão, estando sempre atentos e corrigindo qualquer tipo de erros que possam surgir.

Entre esse ano e o ano de 2014 o WordPress sofreu um crescimento no mercado bastante notório, tornando-se o CMS numero 1 disponível, agregando uma série de novidades:

    • Personalização de temas e cabeçalhos;
    • Administração de conteúdo de média;
    • Edição de imagens;
    • Atualização automática do sistema;
    • Design responsivo;
    • Suporte para HTML 5…

Em 2015 o WordPress comprou o WooCommerce, transformando-o num plugin que passou a ser o número um para a construção de E-Commerce, dando a oportunidade aos seus utilizadores de construir Lojas Online, sendo o website mais requisitado do momento.

O WordPress nos dias de hoje

 

Não existem dúvidas, por tudo o que já foi descrito acima, que esta plataforma é a melhor para gerir Blogs e desenvolver todo e qualquer tipo de sites do mundo.

Prova disso é o numero de sites que são desenvolvidos através desta plataforma, sites esses que vou abordar já de seguida.

 

Desenvolvimento de Sites em WordPress para Empresas e Negócios

 

O desenvolvimento de websites para empresas e negócios oferece inúmeras vantagens como por exemplo o facto de ser expansível, flexível, acessível, suportar o desenvolvimento responsável, poder ser escalável, amigável para os motores de pesquisa (exemplo: Google), suportar funcionalidade multisite, etc.

Casa Branca – whitehouse.gov

white house

O site da Casa Branca baseia-se na inserção de noticias atualizadas relacionadas com o presidente dos Estados Unidos da América, segurança nacional, economia, orçamentos, imigração e saúde.

 

Sony Music – sonymusic.com

Sony Music

A Sony Music é uma empresa internacional de música que disponibiliza uma vasta gama de  artistas locais e internacionais.

 

The New York Times – https://www.nytco.com/

New York Times

O New York Times é um jornal norte americano com sede em Nova Iorque reconhecido internacionalmente e com um número de leitores a nível global.

 

Groupe Renault – group.renault.com

Groupe Renault

 O Grupo Renault é uma empresa de fabrico automóvel francês fundada em 1899.

 

The Walt Disney Company – thewaltdisneycompany.com

Walt Disney Company

A Walt Disney Company foi fundada em 1923 por Walt Disney e Roy Disney e é pioneira  na industria da animação.

 

Desenvolvimento de Sites em WordPress de Noticias e Revistas

 

Apresento de seguida cinco sites de notícias e revistas mais famosos e que usam o WordPress para alcançar milhões de leitores todos os dias, em todo o mundo.

 

The New Yorker – newyorker.com

New Yorker

A New Yorker fornece conteúdo sobre noticias diárias através de reportagens, podcasts,  vídeos e cartoons.

 

The Sun – thesun.co.uk

The Sun

O The Sun é um jornal de notícias bastante popular no Reino Unido e na Irlanda, mas também com grande impacto no resto do mundo.

 

Vogue – vogue.com

Vogue

A Vogue é uma revista que fornece aos seus leitores notícias do mundo da moda, beleza,  celebridades e cultura, com média em formato de vídeo e imagens.

 

The Next Web – thenextweb.com

The Next Web

A The Next Web é um dos  maiores sites de publicações online do mundo e que oferece notícias sobre tecnologia, negócios e cultura da internet a um patamar internacional.

 

Harvard Gazette – news.harvard.edu/gazette/

The Harvard Gazette

A Harvard Gazette é um site que pertence à Universidade de Harvard e têm como  objetivo publicar notícias sobre inovação em ensino, aprendizagem e pesquisa.

 

Desenvolvimento de Sites em WordPress de Comércio Electrónico

 

Existem várias formas de desenvolver um site de comércio electrónico com o WordPress, mas sem sombra de dúvidas que o WooCommerce é a melhor escolha. Veja de seguida alguns desses exemplos.

 

S´well – swellbottle.com

S´well

É uma empresa que produz garrafas de água em aço inoxidável e que é parceira da Unicef, que financia a organização para ajudar a distribuir água limpa e segura às comunidades mais vulneráveis do planeta.

 

Airstream – airstream.com

Airstream Desenvolvimento de Sites em Wordpress

 Empresa de trailers de viagem e caravanas de turismo que inspiram os aventureiros.

 

Bata – bata.com

Bata Desenvolvimento de Sites em Wordpress

A Bata é uma marca bastante conhecida que vende roupa e calçado para mulheres,  homens e crianças.

 

Protest – protest.eu

Protest

A Protest é uma empresa holandesa de vestuário, tanto para homens bem como para  mulheres.

 

ETQ Amsterdam – etq-amsterdam.com

ETQ Amsterdam

A ETQ Amsterdam é uma empresa de calçado de topo com a sua sede na Holanda, em  Amesterdão.

 

Desenvolvimento de Sites em WordPress de Entretenimento

 

Sites dinâmicos e de diferentes tipo de conteúdo ligado a empresas de entretenimento bastante conhecidas por todos nós.

 

AMC – amc.com

AMC

A AMC é uma das maiores redes de televisão com sede nos E.U.A e que têm programas  bastante criativos e badalados como é o caso das séries The Walking Dead e Humans.

 

BBC America – bbcamerica.com

BBC America

A BBC America é um canal de cabo digital dos E.U.A bastante popular que transmite  programas como é o exemplo do Top Gear e Orphan Black.

 

Pluto – pluto.tv

Pluto

A Pluto é um serviço de televisão 100% gratuito que transmite para os seus telespectadores mais de 100 canais ao vivo, entre eles estão as categorias de filmes e  videos da internet.

 

Microsoft Studios – microsoftstudios.com

Microsoft Studios

A Microsoft Studios é responsável pela produção de videogames da Microsoft Company e que  desenvolve e publica os jogos para plataformas de gaming, como é o caso da Xbox e Steam.

 

MP3.com – mp3.com

MP3.com

A MP3 é uma empresa fornecedora de downloads gratuitos de ficheiros mp3, tais como  de músicas, estações de radio, letras de canções, notícias, etc.

 

Conclusões

 

Seria complicado falar aqui do desenvolvimento de sites em WordPress e abordar todos os sites e de todas as categorias de sites existente na internet desenvolvidos na plataforma. Contudo, com o que foi dito e demonstrado acima, podemos concluir que o WordPress está a evoluir a uma velocidade estonteante, dando possibilidades quase infinitas e oferecendo um grande número de ferramentas através de plugins bastante úteis e intuitivos, que ajudam os programadores e designers a desenvolver sites ultra modernos, com inúmeras funcionalidades e com uma alta performance, tudo aquilo que um site necessita para obter um elevado nível de sucesso.

Se gostou deste artigo e o mesmo lhe foi útil tenho a certeza que vai interessar-se pelos serviços que estou a oferecer. 

Contrate os meus serviços de desenvolvimento de sites e marketing digital e desta forma aumente a sua carteira de clientes e as suas vendas. Desenvolvo qualquer tipo de sites, desde Blogs, sites empresariais, lojas online (E-Commerce), sites com sistema de reservas, E-Learning, MarketPlace, entre tantos outros.

Não perca a oportunidade de utilizar o cupão para garantir dois meses de manutenção gratuita para um período mínimo de 12 meses.

Peça um orçamento ou entre em contacto em caso de dúvidas ou questões.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Peça um orçamento

Não se esqueça que o desenvolvimento de websites nunca vem só, que é necessária a elaboração de técnicas de web marketing e uma manutenção atenta.

Criação de Sites Empresariais e/ou Blogs

Criação de todo o tipo de lojas virtuais

Implementação de técnicas de Web Marketing